Texto Katia Deutner para revista Looks mais por menos- edição nº 7 / Fotos Caio Mello / Edição de moda Cristian Heverson / Cabelo e maquiagem Élcio Aragão / Produção de moda Janaina Cabral / Edição web: Ana Carolina Gabriel

Ter um make perfeito é crucial para se sentir bonita e elegante. Mas uma das dúvidas que mais assombram as mulheres é como passar a base para fazer a maquiagem.

A maquiadora Raphaella Bahia explica que a base é o principal produto da maquiagem e para isso, é preciso escolher a tonalidade que mais se aproxima com a sua pele. “Uma dica bacana é procurar o tom mais próximo possível de sua pele – nem mais claro, nem mais escuro. Outro truque é usar as líquidas e bem fininhas, que evitam o efeito ‘mascarada’, deixando o look mais natural”, comenta.

E para isso, o recomendado é que você experimente a base no rosto e não no dorso da mão antes de comprar, pois as duas partes do corpo normalmente tem colorações distintas.

É importante também optar pelos produtos que não contem óleo em sua formulação, pois dessa forma, você evita o excesso de oleosidade e o surgimento das indesejadas espinhas.


Como aplicar a base da maquiagem


Aplique com um pincel para ficar mais homogêneo. “Você pode fazer vários pontinhos no rosto todo e espalhar, sempre do centro para fora”, explica Raphaella.

Porém, se você já está acostumada a passar a base com esponjinhas ou com os próprios dedos, também é uma ótima opção. O importante é saber aplicar a quantidade certa do produto para criar uma textura homogênea e claro, cobrir as imperfeições da sua pele.